Vickyssoise - Sopa Gelada





2 alhos porós grandes e cortados ao meio e depois em tirinhas , mas....só a parte branca - devidamente higienizados - é claro.
1 cebola picadinha
1 colher de sopa de manteiga 
1 colher de sopa de azeite


Refogue em uma panela até suar, e ficar transparente , mas sem dourar.
Acrescente 600 g de batatas picadas grosseiramente e uns 2l de caldo de frango ou legumes.Para esta receita gosto de fazer o caldo de frango com o peito com osso , 1 cenoura , água , sal ....
Cozinhe até que a batata esteja mole e depois bata tudo no liqüidificador com 1/2 x de creme de leite fresco ou iogurte desnatado.
Volte o caldo para a panela peneirando tudo e junte mais 1 x de chá de creme de leite fresco ou iogurte , 1 pitada de noz moscada e coloque na geladeira.
A forma clássica de servir esta sopa é gelada com uma colherada de creme de leite batido.No entanto , por uma questão de preferência , costumo servi-la com meus pirulitos de parmesão e mini rosas comestíveis que recebo fresquíssimas da Fazenda Maria. Não curto colocar a colherada de creme de leite para não deixar o prato tão calórico porque já uso esse ingrediente no preparo.Ah! Está sopa é deliciosa quando servida quente , mas ....aí já muda e...essa é outra história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário