Jambalaia à minha moda

 Prato típico da Lousiana ....é uma das comidas country mais famosas dos EUA ...primo de sangue do nosso Arroz carreteiro e Arroz caipira...É tão completo que pode ser acompanhado apenas de  uma supersalada de folhas.

Jambalaya à minha moda

Num tacho grande coloque:

- 1/2 x de chá de azeite e 1 colher de sopa de manteiga e junte:

- 1/2 x de bacon em cubos - frite e coloque 1 linguiça calabresa de lombo fatiada ou seca e refogue , 259 g de peito de frango em tiras , lavado escorrido e temperado com pinga e limão para sair o cheiro e superbemescorrido.A seguir tempere-o com paprica, orégano, sal.
Vá refogando pacientemente até precebê-lo no ponto e junte  1/2 talo de salsão ,1 cebola  e 3 dentes de alho todos bem picadinhos e..sempre refogando.
Agora é a vez de acrescentar 1/2 pimentão verde e 1/2 vermelho picados que dão um aroma maravilhoso à preparação .
A seguir coloque 1 colher de sopa de extrato de tomate e 3 tomates picados sem pele e sem sementes e ...continue mexendo a mistura que..já dá vontade de ir molhando o pão de tão cheirosa !
Bem...continuando...coloque 1/2 x de chá de camarões lavados , sem o fio pretinho  , sem casca e temperados com sal e limão - isso é para dar gosto desde o início - sempre desprezando o caldo do tempero , é claro !
Refogue e refogue e tempere com 2 fls de louro , tomilho , pimenta Caiena , orégano , alecrim ...pouco...e acrescente caldo de galinha ou camarão ...aprox. 1 litro e deixe reduzir à metade.Fazer o caldo de camarão com as cascas , fl de louro, cenoura, água  e cebola e cozinhe , reduza e peneire.
Há duas maneiras de se fazer a receita : ou coloca- se 2 x de chá de arroz cru nesse molho para cozinhar junto ou...como eu fiz: preparei 2 xícaras de chá de arroz branco à parte , com antecedência e no momento de servir ...esquentei bem o molho numa frigideira grande e quando ele ferveu , coloquei o arroz e deixei fritar tudo junto para dar uma secada.
Em ambas as formas  quase no final , juntar 1/2 kg ou 1 kg de camarões , misture uns 5 min e desligue.Assim que estiver pronto polvilhar salsa , cebolinha e regar azeite.
A receita leva limão , mas eu adoro fazer o seguinte: espremo o limão Siciliano , coloco açúcar  , salsa e sirvo em molheira para cada um regar no seu prato.Ah ! Comam com tabasco do lado.
Também gosto de refogar uma boa porção de camarões tipo Provençal e misturar a metade assim  no arroz pronto e deixar o restante enfeitando o prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário